XV ENAPA – 2010 :: Adoção: O Brasil que fala

XV ENCONTRO NACIONAL DE ASSOCIAÇÕES E GRUPOS DE APOIO À ADOÇÃO

GAA RESPONSÁVEL: GAAM
CIDADE/UF: Campo Grande/MS

03/06/2010 (5ª feira):
18:00 – 19:00 – Credenciamento

19:00 – Abertura Oficial – Composição da mesa de autoridades

19:30 – 20:30 – Cerimônia de Abertura

20:30 – Conferência de Abertura: “Direito à convivência familiar X instituição prolongada”.
Conferencista: Sávio Bittencourt Soares Silva (Promotor de Justiça MP/RJ, fundador do Grupo de Apoio à Adoção Quintal da Casa de Ana, presidente da ANGAAD – Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção (biênio 2007-2009) e pai por adoção)

21:30 – Coquetel com apresentação cultural e lançamento de livro do palestrante

04/06/2010 (6ª feira):
07:00 – 08:00 – Credenciamento

08:00 – 09:00 – Mesa: “Nova Lei da Adoção e os Cadastros Nacionais de Adoção e de crianças em regime de acolhimento institucional e familiar.”

Conferencista: Luis Carlos de Barros Figueiredo (desembargador TJPE, membro do Comitê Gestor do Cadastro Nacional da Adoção – CNA, do Conselho Nacional de Justiça- CNJ, Coordenador da
Infância e da Juventude do Poder Judiciário do Estado de Pernambuco, autor de livros sobre adoção e pai por adoção) Mesa de debates: Mediador: Dr. Josué de Oliveira (Desembargador TJMS, Corregedor Geral de Justiça, Presidente da Comissão Judiciária de Adoção de Mato Grosso do Sul)

Debatedores:
1. Katy Braun (juíza da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso de Campo Grande/MS, Gestora Estadual dos Cadastros da Infância e Juventude do CNJ)
2. Juliana Godoy (Assistente Social do TJMS em Naviraí/MS)
3. Paulo Sérgio Pereira dos Santos (Membro da Comissão Nacional de Apoio e Redação do Projeto de Lei Nacional da Adoção, fundador e presidente da ANGAAD – Associação
Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção (de 1999 à 2003), ex-vice presidente do Projeto Acalanto/SP, filho e pai por adoção)

09:00 – 09:15 – Debates com perguntas do público

09:15 – 09:25 – Depoimento de casal que adotou (10 min.)

09:25 – 10:25 – Mesa: “O poder público e a rede de atendimento dos serviços de acolhimento para crianças e adolescentes.”
Conferencista: Tânia Mara Garib (Secretária de Estado, de Trabalho e Assistência Social do Estado de Mato Grosso do Sul, Presidente do Fórum Nacional de Secretários e Secretárias de Assistência
Social – FONSEAS)
Mesa de debates: Mediadora: Mônica Nonato de Castro (Diretora de Proteção Especial da Secretaria de Ação Social do Município de Campo Grande/MS)
Debates:
1. Sérgio Harfouche (Promotor de Justiça da Infância e da Juventude em Campo Grande/MS)
2. Zaloar Murat Martins de Souza (Juiz da Infância e da Juventude de Dourados/MS)
3. Dayane Renata dos Santos (Psicóloga e Conselheira Tutelar em Campo Grande/MS)
4. Shirley Van Der Zwaan (Advogada e jornalista Coordenadora do Grupo de Apoio à Adoção Laços de Ternura de Santo André/SP, Diretora Jurídica da ANGAAD – Associação
Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção), e filha por adoção)

10:25 – 10:40 – Debates com perguntas do público

10:40 – 11:10 – Coffee break com Apresentação Cultural
Evento Paralelo: Lançamento de Livros sobre Temas de Adoção

11:10 – 12:10 – Mesa: “O papel dos Grupos de Apoio à Adoção e sua relação com o poder judiciário.”
Conferencista: Maria Bárbara Toledo (Advogada/RJ, Presidente da Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção – ANGAAD, fundadora do Grupo de Apoio à Adoção Quintal da Casa de Ana e mãe por adoção)
Mesa de debates: Mediadora: Eulina Bellanda (Presidente do Grupo de Apoio à Adoção
Manjedoura – GAAM, de Coxim/MS e mãe por adoção)

Debatedores:
1. Lenilde Cordeiro Gonçalves (Bióloga Vice Presidente do Grupo de Estudos e Apoio à Adoção de João Pessoa – GEAD-JP e membro do grupo de trabalho Pró-convivência Familiar e Comunitária da Vara da Infância de João Pessoa/PB)
2. Lydia Pellat (Psicóloga do TJMS Presidente do Grupo de Apoio à Adoção Vida – GEAAV, Campo Grande/MS)
3. Helena Alice Machado Coelho (Juíza de Direto da Vara da Infância e da Juventude de Coxim/MS)

12:10 – 12:25 – Debates com perguntas do público

12:30 – 13:45 – Almoço no local do evento

13:45 – 14:45 – Mesa: “Pedagoga da Adoção: criando e educando filhos adotivos.”
Conferencista: Luiz Schettini (Teólogo, filósofo, psicólogo clínico em PE, autor de livros sobre adoção e pai por adoção)
Mesa de debates: Mediadora: Natalia Lelles (Grupo de Adoção GEAAV e mãe por adoção)

Debatedores:
1. Dr. Guaracy Vianna (Desembargador do TJ/RJ)
2. Terezinha Inês Sagrilo (Psicóloga clinica membro do GAAM – Grupo de Apoio à Adoção Manjedoura de Coxim/MS, perita do tribunal de justiça do MS)
3. Carlos Alberto Chiapetta (Advogado, empresário e pai por adoção)
4. Maria Celene de Figueiredo Nessimian (Professora de artes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, mestre em educação pela UFMS e mãe por adoção)

14:45 – 15:00 – Debates com perguntas do público

15:00 – 15:10 – 1 depoimentode família que adotou (10 min.)

15:10 – 16:10 – Mesa: “A Escola para um Novo Conceito de Família.” Conferencista: Suzana Sofia Moeller Schettini (Psicóloga Presidente do Grupo de Estudo e Apoio à
Adoção do Recife e mãe por adoção) Mesa de debates: Mediadora: Ludmila Vianna (Psicóloga e professora da UCDB/CG, mãe por adoção)

Composição de mesa:
1. Hália Pauliv de Souza (professora autora de obras na área da adoção, fundadora e coordenadora do curso de reflexão aos pretendentes à adoção em Curitiba/PR, mãe e avó por adoção)
2. Lídia Natalia Dobrianskyj Weber (Professora da Universidade Federal do Paraná, com graus de especialista, mestre, doutora e pós-doutora na área de psicologia, autora de artigos, capítulos e nove livros)
3. Eliene Dias de Oliveira (professora coordenadora do curso de história da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus Coxim/MS, membro do GAAM de Coxim/MS)

16:10 – 16:25 – Debates com perguntas do público

16:25 – 17:00 – Coffee break

17:00 – 18:00 – Relatos de experiências exitosas dos GAA’s e de apadrinhamentos (10 min. Para cada relato)
Mediadores: Rosa Pires Aguino (Psicóloga coordenadora do Núcleo de Orientação e Fiscalização das Entidades de Acolhimento do Poder Judiciário e Coordenadora do Projeto Padrinho de Campo Grande/MS)
Eliene Dias de Oliveira (Profª coordenadora do curso de história da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus Coxim/MS, membro do GAAM – Coxim, desenvolveu em 2008 o Projeto “Mude um destino: a adoção como um processo legal” com debates sobre o tema da adoção nas escolas de Coxim)

21:00 – Jantar (por adesão)

05/06/2010 (sábado):

08:00 – 08:30 – Início dos trabalhos com homenagens “Amigos da adoção”.
08:30 – 09:30 – Mesa Redonda de debates: “Caldeirão de Polêmicas antes da adoção: problemas da institucionalização e da preparação para adoção.”
Temas em debate: Cadastro de crianças acolhidas/institucionalizadas; destituição do poder familiar, apadrinhamento, famílias acolhedoras (subsídios); visitas de adotantes às entidades de acolhimento, articulação do trabalho das equipes interdisciplinares, adoção e a mídia.Mediadora: Katy Braun (Juíza da Infância, da Juventude e do Idoso de Campo Grande/MS, Gestora Estadual dos Cadastros da Infância e Juventude do CNJ)

Debatedores:
1. Liborni Siqueira (Desembargador do TJ/RJ, presidente do Fórum Permanente da Criança e do Adolescente e da Comissão de Justiça Terapêutica da Escola de Magistratura do RJ,
autor de livros sobre Adoção)
2. Sávio Bittencourt (MP/RJ, fundador do Grupo de Apoio à Adoção Quintal da Casa de Ana, presidente da ANGAAD – Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção (biênio 2007-2009) e pai por adoção)
3. Rosa Pires Aquino (psicóloga coordenadora do Núcleo de Orientação e Fiscalização das Entidades de Acolhimento e Coordenadoria do Projeto Padrinho da Vara de Infância de Campo Grande/MS)
4. Joelma Lucia Damasceno Fachini (Pastora Estadual da Criança e do Adolescente, MS)

09:30 – 09:45 – Debates com perguntas do público

09:45 – 10:15 – Coffee break

10:15 – 11:15 – Mesa: “Devolução de crianças.”
Conferencista: Maria Luiza de Assis Moura Ghirardi (psicanalista co-coordenadora do Grupo Acesso – Estudos, Intervenção e Pesquisa em Adoção da Clinica Psicológica do Instituto Sedes
Sapientiae/SP)

Mesa de debates: Mediadora: Vanessa Vieira (Socióloga e Assistente Social da Vara da Infância da Juventude e do Idoso de Campo Grande/MS)

Debatedores:
1. Renata Giancursi (Psicóloga da Vara de Infância e da Juventude de Campo Grande/MS, especialista em violência doméstica pela USP)
2. Maria Isabel de Matos Rocha (Juíza de Direito em Campo Grande/MS, da Associação Brasileira de Magistrados da Infância e da Juventude – ABRAMINJ, vencedora em 2007 do concurso “Mude um destino” promovido pela AMB – Associação dos Magistrados Brasileiros com o Projeto Padrinho)
3. Denise Andrade Apdron Chiappetta – estudante e mãe por adoção

11:15 – 11:30 – Debates com perguntas do público

11:30 – 11:40 – Depoimento de família por adoção (10 min.)

11:40 – 12:40 – Mesa: “Caldeirão de polêmicas: problemas e entraves na adoção.”
Temas em debate: separação de irmãos pela adoção, adoção pronta; flexibilidade na fila da adoção, adoção tardia; adoção multirracial, adoção internacional; adoção por famílias homoafetivas, adoção
de crianças indígenas Mesa de debates: Mediador: Joenildo de Sousa Chaves (Desembargador do TJ/MS, presidente da ABRAMINJ – Associação Brasileira de Magistrados da Infância e da Juventude)
Debatedores:
1. Ariadne Cantú da Silva (Procuradora de Justiça MP/MS, presidente da Comissão de Garantia de Direitos da Criança Índia da ABMP para a região Centro-Oeste, membro da
Comissão Estadual de Acompanhamento ao Plano Estadual de Combate à Exploração Sexual de Adolescentes, representante do Ministério Público no Conselho Estadual de
Acompanhamento e Avaliação do Plano Estadual de Educação)
2. Luiz Carlos de Figueiredo (Desembargador TJ/PE, Membro do Comitê Gestor do Cadastro Nacional de Adoção – CNA, do Conselho Nacional de Justiça – CNJ, coordenador da
infância e da juventude do Poder Judiciário do Estado de Pernambuco, autor de livros sobre adoção e pai por adoção)
3. Maria Isabel de Matos Rocha (Juíza de Direito em Campo Grande/MS, integra a Associação Brasileira de Juízes da Infância e da Juventude – ABRAMINJ, obteve primeiro prêmio
nacional em 2007 no concurso “Mude um destino” promovido pela AMB – Associação dos Magistrados Brasileiros, com o “Projeto Padrinho”
4. Maria Aparecida Pimentel (Advogada representante estadual da entidade internacional Médecins du Monde)
5. Mônica Labuto (Juíza da 1ª Vara Regional de Infância, Juventude e do Idoso do Rio de Janeiro)

12:40 – 12:55 – Debates com perguntas do público

12:55 – 13:15 – Eleição da sede do XVI ENAPA (organização com participação da ANGAAD)

13:15 – 13:30 – Agradecimentos: GEAAV e GAAM

13:30 – Encerramento