Sobre o ENAPA

O que são os ENAPAs?

A vasta rede de Grupos de Apoio à Adoção existente no Brasil demandou a necessidade de trocar experiências e estreitar as relações com os órgãos governamentais, bem como fortalecer as articulações para a defesa do direito à família para todas as crianças e adolescentes. Assim, em 25 de maio de 1996, realizou-se o 1o Encontro Nacional de Associações e Grupos de Apoio à Adoção – ENAPA na cidade de Rio Claro (SP). A partir daí, o evento vem acontecendo anualmente, privilegiando diversas regiões geográficas.

O ENAPA é um evento de nível nacional, girando as suas discussões em torno dos diversos aspectos do instituto da adoção, envolvendo todos os atores sociais que têm participação direta e indireta na sua operacionalização e na Rede de Proteção à Infância e Adolescência no Brasil.

Objetivo geral:

Possibilitar um espaço para refletir, discutir e organizar uma mobilização em torno da situação das crianças e adolescentes institucionalizados, na perspectiva de fortalecer uma cultura de adoção no Brasil.

Objetivos específicos:

– Propiciar a atualização dos GAAS nas metodologias de trabalho adotadas com as famílias adotivas, juntamente com todo o sistema envolvido na proteção dos direitos da criança e do adolescente.

– Incentivar reformulações nos trâmites legais do procedimento adotivo numa busca de assegurar a celeridade e a superação dos limites que ainda permeiam esse contexto.

– Estimular e difundir mecanismos que garantam a convivência familiar e comunitária para crianças e adolescentes, conforme preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

– Estimular o trabalho desenvolvido pelas organizações governamentais e não governamentais, na perspectiva de ampliar as políticas públicas que priorizem o atendimento à criança e ao adolescente.